Massageie o seu bebê

Sim, os bebês têm necessidade de leite.

Mas muito mais de serem amados e receberem carinho.

Serem levados, embalados, acariciados, pegos e massageados”

LEBOYER

Aprenda a fazer a Shantala em seu bebê

Outros títulos no MENU

quinta-feira

A relação de afeto entre as crianças e os animais


Ter um animal de estimação é muito bom 
mas deve-se evitar carinhos como beijos 
ou lambidas muito próximas ao rosto 






“Quando a criança começa a crescer e sensibilizar suas relações de afeto, os objetos passam a ser substituídos por seres vivos. De todos os animaizinhos de estimação o mais comum e que mais se interage com o ser humano é o cão. Com ele a criança pode brincar, correr, explorar o ambiente e vivenciar novas experiências. Há um ganho significativo aqui: a criança não mais interage com total poder sobre o objeto de afeição e suas ações provocam reações. O cachorrinho pode correr para apanhar o objeto lançado, pode rosnar e até morder. Ele reage ao carinho, abana o rabo, pula...e agride, se maltratado. E não é só o cão que interage com a criança, apesar de ser o mais comum, outros animais também fazem papel importante. O gato se encosta e se permite ser tocado. Os peixinhos se alvoroçam no aquário quando a criança lhes joga o alimento. O passarinho pega o alpiste na mão da criança e seu encanto atrai pequenos e grandes. Além da relação de afeto que se desenvolve, do estímulo ao período sensório - motor, do tocar, do sentir, do explorar o corpo do animal e observar suas reações, muitos conhecimentos são adquiridos, do campo psicológico ao campo científico.”
(...)
Alguns fatos que devem ser considerados importantes:
“A criança que convive com animais, é mais afetiva, repartindo suas coisas, é generosa e solidária, demonstra maior compreensão dos fatos, é crítica e observadora, se sensibiliza mais com as pessoas e as situações.
Apresenta autonomia, responsabilidade, preocupação com a natureza, com os problemas sociais, desenvolve boa auto-estima.
Relaciona-se com desembaraço com os amigos, tornando-se mais sociável, cordial e justa. Sabe respeitá-los.
Desenvolve sua personalidade de maneira equilibrada e saudável, sem mais facilidade para lidar com a frustração, liberta-se do egocentrismo.
Desde os cuidados com aquela planta do vaso da sala aos cuidados com o bichinho que escolheu para ser seu, a criança está desenvolvendo uma nova consciência, onde o meio-ambiente, as questões ecológicas do momento e as questões sociais, políticas e econômicas do mundo, sob uma outra ótica, contará com a colaboração de verdadeiros cidadãos.”
Leia o texto completo, de Lucia Helena Salvetti De Cicci
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe em:
**********
Problemas de saúde que afetam crianças e cães
“Há uma série de assuntos de saúde que devem ser tratados quando crianças e cães estão vivendo sob o mesmo teto. Analisamos alguns procedimentos de higiene a seguir para prevenir que seu cão transmita germes e doenças à suas crianças.”

Leia mais:

Ter um animal de estimação em casa pode estimular a afetividade da criança, mas é preciso tomar alguns cuidados em relação à higiene, para não ocasionar problemas na saúde.
Leia:
A higiene na convivência das crianças e os animais de estimação
Doenças transmitidas por animais domésticos
“Entre os cuidados para evitar as doenças, alguns são fundamentais: não compartilhar alimentos ou cama com os animais, evitar carinhos como beijos ou lambidas muito próximas ao rosto, recolher rapidamente as fezes e urinas dos animais, procurar assistência médica imediata sempre que alguém for mordido.”
Leia mais:

0 comentários :

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Ele estará visível após moderação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...