Estudo mostra que aumento dos níveis de estresse em grávidas está relacionado com o desenvolvimento do bebê
O estado emocional da mãe interfere diretamente na crescimento e na saúde da criança. Agora estudo da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, conseguiu encontrar relação entre o estresse desencadeado pela discriminação nas mães e o desenvolvimento do bebê.
Os estudiosos conversaram com 420 mulheres grávidas com ascendência latina e negra que sofriam algum tipo de preconceito durante a gravidez. Elas foram avaliadas entre o segundo e o terceiro semestre da gestação, e os bebês analisados até o primeiro ano de vida. Aquelas que reportavam níveis de depressão altos por causa da discriminação tiveram bebês que pesavam menos que as que reportaram menos estresse.
Para os pesquisadores, a relação direta entre a autoestima da mãe e o tamanho do bebê até os doze meses de idade mostra a importância do combate ao preconceito até mesmo em programas dos governos. Medidas neste sentido ajudariam a dar melhores condições de saúde às crianças nascidas em qualquer classe social, e até mesmo garantir uma maior expectativa de vida.
Fonte:
Saiba mais
0 comentários :
Postar um comentário
Seu comentário é sempre bem vindo. Ele estará visível após moderação.